6 de novembro de 2014

Técnicas de Armazenamento Doméstico

Processo de Armazenamento
de Cereais em Grãos
      Todos os grãos devem ser de ótima qualidade e bem escolhidos, devem estar bem secos. Os grãos devem ser secos ao sol ou ao forno ligeiramente quente, sem tostar. Este processo é valido, para qualquer tipo de grão com casca (arroz, feijão, ervilha, lentilha, trigo em grão, milho pipoca, soja, aveia, grão de bico, trigo para quibe, canjica, macarrão solto, etc...)
     Usar vasilhame seco e limpo, com tampa de rosquear ou alguma outra que feche bem. No caso do vasilhame ser de lata, depois de lavada e seca deve-se passar as emendas do fundo e lados sobre a chama do fogo, para que fique bem seca. Deixe esfriar e pincele com parafina derretidas nas emendas. Derreta a parafina em banho Maria.



1º A Vácuo (Técnica conhecida como álcool com chumaço de algodão)

     Coloca-se o cereal no vasilhame escolhido até faltar 5cm para enchê-lo totalmente. A seguir faz-se uma conchinha com um pedaço de papel alumínio, com um chumacinho de algodão no centro embebido em álcool a 92,8%, coloca-se a conchinha dentro do vasilhame, coloca-se fogo no algodão e tampa-se imediatamente o recipiente. O fogo consumirá todo oxigênio do interior do recipiente, impedindo, portanto o desenvolvimento de qualquer tipo de vida aeróbica. Pincela-se a seguir com parafina derretida as bordas da tampa do recipiente, se for um recipiente de rosca ou plástico, passa-se varias voltas de fita adesiva ao redor da rosca. (preferência fita crepe), dispensando o uso da parafina.

2º Com Alho

     Limpar e secar os grãos e colocar dentro de uma garrafa plástica. Ao encher uma altura de quatro dedos, socar bem os grãos e colocar 3 dentes de alho com casca sem cortar as pontas. A cada 4 dedos repete-se o processo até encher a garrafa totalmente sem deixar espaço vazio entre os grãos e a tampa. Após a garrafa bem cheia tampar e vedar bem com a fita adesiva. A conservação é ótima (2 a 3 anos)
Obs.: A garrafa plástica em uso deve ser lavada com água morna e vinagre e depois deve estar totalmente seca. O Uso de álcool a 92,8% para secar a garrafa, mais rápido, funciona.

3º Gelo Seco



     Dentro do vasilhame, colocar uma porção de grãos (até atingir uns 5 cm de altura do vasilhame) coloque uma colher de gelo seco, ou um pedaço de mais ou menos 6cm quando usar uma garrafa de refrigerante de 2 litros (+/_ de 7 a 10 gramas). Uma colher de sopa para cada quilo de grão até 10kg. Para mais de 10kg de grão a quantidade de gelo sempre será 10 colheres. Em seguida feche o recipiente com a tampa sem pressioná-la por 6 horas. A seguir, pressione a tampa fortemente e sele as bordas com parafina. Caso a tampa seja de atarraxar, feche bem e lacre com fita adesiva. Este método é bom para armazenar em grandes quantidades de grãos. (250 gramas de gelo seco para cada 50kg até 100kg).

4º Com Óleo

     Todos os kg de grão deve ser misturado bem com uma pequena quantidade de óleo vegetal comestível (5ml – equivalente a uma colher de sopa). Isto impede o crescimento de insetos nos grãos, mas não impedem que eles brotem se forem plantados depois de armazenados. Pode ser usado qualquer tipo de óleo comestível, os grãos ficam brilhantes e bonitos depois de tratados. Guarde os grãos já misturados com óleo em sacos plásticos. Os sacos plásticos devem ser colocados em recipientes mais duráveis (plásticos ou latas), para evitarem serem novamente, presas dos insetos e roedores.




                             Fonte:

                                                  Rad'i Armazenamentos






Nenhum comentário:

Postar um comentário